Mostrando postagens com marcador canal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador canal. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de março de 2024

Aniversário do Canal!

Oi, pessoal! Hoje é o aniversário do meu canal! 

São 5 anos no ar, produzindo sempre que possível conteúdos que acredito serem úteis e interessantes para quem curte meu trabalho, quadrinhos e ilustração em geral e quer se tornar um profissional na área. 

Sei que tem muito mais que eu poderia fazer (e acreditem, ideias não faltam), mas como sabem, tem tantos outros trabalhos e projetos... 

Agradeço a todos que me acompanham nessa plataforma! Parabéns para nós!!!

quinta-feira, 10 de março de 2022

Conheça o Projeto do Estúdio! (A Grande Reforma - Parte 2)


Hoje vou te mostrar as etapas do PROJETO da GRANDE REFORMA do estúdio e do escritório! Assine a Newsletter Quebra-Cabeça: http://eepurl.com/hA__Oj ====== Playlist SER AUTOR: https://www.youtube.com/playlist?list... ====== Trilha Sonora: Night Run Away - An Jone ====== Para conhecer mais sobre mim e meu trabalho: http://mariocau.com.br Instagram: http://instagram.com/mariocau Twitter: http://twitter.com/mariocau Blog'n'Roll: http://mariocau.blogspot.com ===== #Estúdio #StudioTour #MarioCau #SerAutor

sexta-feira, 26 de março de 2021

A Teoria do Food Truck

 Em meu caminho como autor, artista e professor, desenvolvo algumas teorias sobre as áreas em que atuo. Essas teorias, assim como metáforas, analogias, piadinhas e mais, ajudam a facilitar a compreensão dessas coisas. Uma delas, a Teoria do Food Truck, é o tema de uma série de vídeos no meu canal.

O que é a Teoria do Food Truck?

Muito bem, em resumo, é uma reflexão sobre o que crescemos entendendo como sucesso comercial, financeiro e pessoal, e como isso influencia nossa relação com o próprio trabalho e com o mercado em que atuamos. E, a partir de uma reflexão que compara o McDonald's com food trucks de comida artesanal, proponho entender que nosso alcance pode ser pequeno, mas o impacto da nossa obra pode ser imenso, e quando temos apoio de uma comunidade realmente dedicada e interessada, isso pode nos sustentar de forma honesta. Pra que ser tão grande quanto o McDonald's se isso significar que seu trabalho vai acabar sendo super genérico, pasteurizado e totalmente sem criatividade?

Muito bem, pra saber mais sobre essa teoria, assista os vídeos, e se achar interessante, compartilhe e comente! Quero saber sua opinião.



sábado, 25 de abril de 2020

Ao vivo e a Cores

Hey, pessoal!
Eu sei que quase todo oconteúdo que trago para o Blog tem a ver com o meu canal do YouTube, mas sabe que apesar de dar muito mais trabalho fazer vídeos do que escreer um texto, o resultado me dá uma satisfação enorme e o fluxo de informações, retornos e aprendizado é mais intenso por lá.

De qualquer forma, venho aqui hoje paradivulgar as LIVES que tenho feito no Instagram e no YouTube. É um formato bem bacana que me permite conversar com o público enquanto desenho alguma coisa em tempo real.

No Instagram as lives acontecem nas terças ou quartas, sempre perto das 16h. O foco é em arte tradicional, pois desenho na prancheta. De vez em quando, anuncio mudança de dia ou horário no próprio Instagram e também abro umas pesquisas para definir temas, personagens ou técnicas para essas lives. A desvantagem é que essas lives têm duração máxima de 1 hora e ficam disponível por apenas 24 horas.

Para me acompanha no Instagram, CLIQUE AQUI.

No YouTube, as lives têm acontecido às sextas ou sábados, sempre à tarde, perto também das 17h. Lá as lives têm duração maior e o foco é na arte digital, visto que faço no computador. Mistura um pouco de demonstração de técnicas e processos criativos e aula. O ponto positivo, que ganha do Instagram, é que as lives não têm limite de duração e o vídeo fica gravado no meu canal para sr visto e revisto À vontade.

Para me acompanhar no YouTube, CLIQUE AQUI.

As últimas lives, caso você queira assistir, estão nesses links:





sexta-feira, 6 de março de 2020

YouTube - Jornada para a CCXP - Parte 2

 Continuando a série de vídeos sobre os preparativos para o Artist Alley da Comic Con Experience 2019.



Este vídeo mostra um pouco da viagem e do espaço do evento, além da mesa e nossa organização por lá. Espero que curtam!


Aquele negócio, curta, compartilhe, se inscreva e ative o sinho.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

YouTube - O MELHOR evento do ano! (Vlog de Eventos #006)

Vamos conhecer a Butantã Gibicon, que teve sua edição de estreia em 1de dezembro de 2019! Esse evento foi cheio de amor pelos quadrinhos, respeito pelos autores e valorização do nosso meio.

Organizado pelo San Merg, teve entrada gratuita e reuniu um monte de autores importantes e um público diverso e interessado!
Deu tão certo que já tem edição confirmada em 2020.
Artista homenageado: Marcatti

==== Links interessantes do vídeo: Instagram da Butantã Gibicon: https://www.instagram.com/butantagibicon Twitter da Butantã Gibicon: https://www.twitter.com/butantagibicon

=== Playlist DO VLOG DE EVENTOS: https://www.youtube.com/playlist?list... === Espero que curtam o vídeo! Assinem o canal, deem um like e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!

sexta-feira, 24 de maio de 2019

YouTube - Trabalho, serviço ou trampo? - Ser Autor

Na nova entrada da série #SerAutor, proponho uma reflexão sobre três (na verdade, quatro) palavras que usamos para falar sobre a atividade que fazemos para ganhar nosso sustento (e que também podem ser usadas para falar sobre o resultado desse empenho).

Trabalho, serviço e trampo (e também empreendedorismo, que chegou de fininho e acabou ficando) são palavras que carregam em si significados e interpretações que vão desde as definições de dicionário até a percepções dos interlocutores sobre elas e as situações onde são usadas. É uma reflexão sobre pensar e agir como profissional, e como usar essas palavras para falar de sua arte ou atividade pode mudar como os outros percebem você e sua obra.

Assista o vídeo neste link, e não deixe de comentar, dar um like e seguir meu canal!




terça-feira, 23 de abril de 2019

YouTube - Materiais Fantásticos, parte 1

Oi, pessoal! Tudo bem?

Este post é para anunciar que o segundo vídeo do meu canal (o quê? Você não sabia que eu tenho um canal no YT? Mas clique já aqui e corra assistir!) já está no ar!

Intitulado "Materiais Fantástico e onde encontrá-los", é a primeira parte de uma pequena série sobre minha viagem ao Japão, em março de 2019. Neste vídeo, vou apresentar e comentar três lojas bacanas e ainda explicar um pouco sobre como é comprar com Tax Free no Japão, assim como dar umas dicas da viagem, caso você vá pra lá.

Como o objetivo do canal - e deste vídeo- não é ser um guia de viagem, foquei apenas nas dicas das lojas. Mas se vocês quiserem mais dicas de viagem, posso considerar fazer um vídeo só sobre isso.

Espero que curtam! Assinem o canal, curtam e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!

Para assistir, é só clicar na imagem logo abaixo!








sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ser Autor - A vida acontece 1

Acho que uma das possibilidades de ter a coluna Ser Autor aqui no Blog'n'Roll é justamente a de compartilhar certas coisas mais voltadas à "vida real" do profissional em questão, não focando totalmente nas questões "mais técnicas". Enfim, isso envolve alguns momentos de desabafo, de papo reto e de filosofadas.

Acontece que a proposta do Ser Autor era, inicialmente, ser um canal no YouTube. Era, também, ter um site só para esse conteúdo, dissociado do meu Blog pessoal. Ainda seria eu a fazer esse conteúdo, mas não com os mesmos perfis. Aí acontece que a vida acontece. Os planos estão todos de pé. Ainda realmente quero fazer tudo isso ser uma realidade. Mas a vida, cara.

Eis que estou escrevendo esse post (era pra ser curto, mas já estou vendo que tenho dificuldade em  me conter) após uma rodada de pesquisa, conversas e informações sobre a viagem que eu e a Monica faremos na semana que vem. Eu sou do tipo que gosta de planejamento, de saber o que fazer e onde fazer pra evitar ficar perdido. Eu já me perdi muito por não saber o que fazer, jovens. E como estamos indo pra países nunca antes visitados (por nós, claro) e cujos idiomas são grande incógnitas (nosso inglês praticamente fluente pode não ser muito útil), eu fico preocupado em resolver tudo com os detalhes entendidos.

Ao mesmo tempo, confio nas confluências doidas do Universo e na nossa habilidade de adaptação e jogo de cintura, além da aliada mais poderosa que temos no bolso: a internet. De qualquer forma, informação é poder e se organizar é chave pra não deixar aquela ansiedade tomar conta no antes, e a tensão tomar conta no durante.

Eu não sofro de ansiedade como uma patologia, não como vejo em muitas pessoas. Não me paralisa, não me aterroriza. Mas sim, sou ansioso, sou cauteloso, sou indeciso. Fico receoso de fazer as coisas sem saber direito como elas funcionam, como proceder.

No trabalho como autor, ilustrador, professor, todos eles, eu também sinto isso. E aí em a constatação de que quanto mais tempo você está atuante naquilo, mais fluente é, mais desenvolto. Menores são os desafios porque você já passou tantas vezes pelos mesmos processos, que eles vão se tornando instinto. Desenhar é assim, acredite em mim. Você pena no começo pra conseguir fazer aquele rostinho genérico previsível a la Andrew Loomis, e 20 anos depois, desenha como se tivesse caminhando: vira algo intrínseco e natural. Os desafios são outros. E eles, também, serão transformados em novas habilidades e soluções instintivas e "fáceis". Desde que, claro, você passe pelo período de imersão, compreensão, experiência, erros e acertos, ajustes, etc.

Abri esse post para por um pouco da minha ansiedade com a viagem pra fora, e acabou tendo até uma filosofada sobre desenhar como instinto, algo que quero elaborar mais pra frente. Falando nisso, devo admitir que essa coluna deveria ser semanal. Ou mesmo mais frequente que isso: há conteúdo, há vontade. Mas, sabe, essa coisa de planejar e lidar com a antecipação, misturada a todos os planos de curto, médio e longo prazo que tenho (não só pra 2019, diga-se de passagem), fazem com que escolhas tenham que ser feitas: o que eu vou fazer primeiro, o que eu vou fazer hoje, o que eu vou fazer mês que vem?

Prioridades. Organização. Execução.

Eu me sinto meio perdido em torno dessas coisas atualmente, por mais que tente organizar tudo. Pensando sobre, chego à conclusão de que essa viagem, essa grande e incrível viagem que faremos, me deixa antecipando, ansioso a ponto de não conseguir me organizar direito em outras coisas. Atualmente, aulas, Monstruário Vol.2, eventos e eventuais freelas são a prioridade. A viagem também tem que ser. Então, a coluna, o canal, o site e etc., ficam um pouco de lado. Estou tentando fazer um pouco de tudo, mas ainda meu cronograma não consegue contemplar, de forma fixa e organizada, todas essas coisas. Acrescente aí a temporada doida que esse nosso país;mundo está vivendo nos últimos anos, que me faz questionar a validade do empenho em produzir tudo isso frente ao que está por vir e ao que já está acontecendo no nosso mundinho... (opa, parar de pensar nisso, esquivar desse redemoinho).

Eu não queria começar um canal de Youtube filmando falas em vídeos improvisados. Não que eu veja isso como um problema, aliás, acompanho muitos canais que são assim e gosto. Mas se eu quero fazer, vou fazer bem feito, e pra isso eu preciso de um roteirinho, de uma luz boa, de um microfone, de tempo e espaço pra poder organizar esse "cenário" e tudo mais que produzir um vídeo envolve. Preciso de tempo e ideias pra montar um site dedicado a esse projeto.

E no meio de tudo, a viagem, as outras tarefas e prioridades. Esse texto inteiro pra dizer (pra vocês, mas acho que mais pra mim mesmo) que até eu voltar do Japão vai ser difícil estabelecer uma rotina de textos e/ou vídeos pro Ser Autor. Mas não esquentem, eu volto logo. E a viagem vai ser incrível. E vai dar tudo certo. E vai ser melhor dessa forma.

Agora, um abraço pra vocês, pois já estou atrasado pra cortar essa juba que chamo de cabelo e barba. Obrigado por lerem e por me acompanharem.
Mantenham-se curiosos, atentos, famintos.