Mostrando postagens com marcador bate-papo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bate-papo. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como ensinar Quadrinhos (e muito mais!)

 Oi, pessoal! 

Essa semana começa com um bate-papo muito bacana comigo e o Rapha Pinheiro sobre nossa experiência de ensinar desenho, ilustração, quadrinhos... 

Assista aí e deixe seus comentários! 

Não deixe de seguir o canal do Rapha, e o meu também, e curtir e divulgar os vídeos. 


quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Encontro Ilustra ao vivo

Oi, pessoal! Hoje tem bate-papo ao vivo no canal do Encontro Ilustra! 

Vou conversar com o Marcel Bartholo sobre meus trabalhos e carreira, novos projetos, dicas e segredinhos a vida do autor de quadrinhos e responder as perguntas do público.



 

Release:

02/09/2020
Vamos bater um super papo com o Quadrinista e Ilustrador (e youtuber rs) Mario Cau !
Vamos conhecer seus processos criativos e falar sobre sua incrível dedicação aos Quadrinhos!
O horário será um pouquinho mais tarde que o usual... Não percam!
20:30h da noite!
Mandem suas perguntas!
Apoiem seu projeto no Catarse que comemora os 15 anos da série "Pieces"

terça-feira, 30 de julho de 2019

EXPOSIÇÃO - Desenho?

Que tal ficar frente a frente com páginas originais de Terapia, e de vários outros artistas?

A partir de 10 de agosto, você poderá visitar a exposição "Desenho?", no Instituto Pavão Cultural, e ter contato com a obra de diversos artistas que têm no desenho sua maior forma de expressão. Vai ter um pouco de tudo, desde paisagem a nu, ilustração e quadrinhos.

No meu caso, vocês vão poder ver vários originais de Terapia, de páginas do começo ao final da webcomic e em diversos estilos, e alguns sketchbooks bem legais na íntegra. Não obstante, a galeria também terá meus livros e prints à venda.

Além de mim, também participa da exposição, no eixo Quadrinhos, a Didi Mamushka. Querida amiga e autora de "Alice falava outra língua", "A princesa passarinho", "Enxerto" e tantos outros. Nós vamos participar com originais de nossos trabalhos.

Anotem na agenda e se programem pra ir visitar! A exposição fica em cartaz do dia 10 de agosto a 5 de outubro, e no meio disso várias atividades serão oferecidas ao público.A galeria é muito bacana, tem uma programação excelente ao longo do ano todo, com música ao vivo, oficinas, palestras e mais. Existem planos para sessões de modelo vivo dirante a exposição "Desenho?", então fiquem ligados. 

Eu e a Didi vamos fazer uma roda de conversa sobre nossa trajetória como autores de Quadrinhos e falaremos também sobre a cena e as possibilidades narrativas. Pra quem curte quadrinhos de qualquer estilo ou temática, como autor ou leitor, será bem proveitoso! Eu também farei uma palestra sobre a criação de uma HQ, processos criativos e editoriais, poéticas e possibilidades narrativas. Vai ser bem legal, também. Assim que definirmos as datas, eu aviso aqui e nas minhas redes sociais.

Release logo abaixo.


EndereçoRua Maria Tereza Dias da Silva, 708 
Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-820Telefone(19) 3397-0040

Release:
DESENHO ?
O desenho como representação pode ser considerado uma das primeiras
manifestações humanas: imaginar, planejar e registrar uma idéia. O desenho
como registro gráfico, é a expressão de algo que nos impressionou, seja esse
algo realidade ou imaginação, o desejo de comunicar essa impressão para além
do próprio gesto ou da comunicação oral.
A evolução do desenho acompanha a evolução humana, de simples registro a
desejo e projeto, a mão humana foi capaz de registrar nossa história ao longo
dos anos, desenhando ferramentas e utensílios que nos trouxeram ao digital.
Mas ainda é no desenho à mão que a expressão é mais autêntica.
Desenho de observação, memórias, registros de viagens, desejos futuros,
projetos! Poucos traços, muitos detalhes, com cor, sem cor. Às vezes por
encomenda, outras, por puro deleite. Lápis, caneta, pincel, cada detalhe
funciona como um diálogo entre a mão e a mente. Cada um desenvolve seu
caminho, seu traço, sua técnica e seu gosto pessoal.
A curadoria procurou abranger diversos temas e técnicas embora sabendo que o
assunto é muito vasto para caber num único espaço. A ideia central é
desmistificar a questão de “saber desenhar”, abrindo perspectivas de
conhecimento e prática através das visitas educativas, vivências e oficinas entre
público, educadores e artistas.
O desenho, por sua simplicidade, faz a aproximação do público com o fazer
artístico, transformando a galeria num espaço essecialmente democrático.
Desenhos originais e reproduções em diversos formatos e suportes estarão à
venda durante a mostra.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Evento - Domingo em Quadrinhos no SESC Paulista

No próximo domingo, 21 de julho, estarei no SESC Paulista para um evento muito bacana.

Domingo em Quadrinhos reúne alguns autores numa feira de publicações autorais (com meus livros e prints) e mais um bate-papo com Bianca Pinheiro e Guilherme Petreca sobre Quadrinhos infanto-juvenis, com mediação do Douglas, da Ugra.

Entrada é gratuita! Não perca.
14:00 - 18:00
Feira de publicações na sacada da biblioteca

16:00 - 17:00
Bate-papo com os autores no lounge da biblioteca




Release:
Domingo em Quadrinhos é um projeto que visa aproximar o público dos artistas e levar para a biblioteca do Sesc Avenida Paulista a vibrante e diversificada produção das Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Aproveitando o mês de férias, a segunda edição do evento contará com a presença de dois quadrinistas que desenvolvem ou já desenvolveram trabalhos voltados para o público infanto-juvenil: Guilherme Petreca, autor de Ye e Superpunk, e Bianca Pinheiro, autora de Bear e de dois volumes da coleção Graphic MSP: "Mônica: Força" e "Mônica: Tesouros". A mediação da conversa será feita por Douglas Utescher, sócio da livraria e editora Ugra Press.
Na ocasião, haverá também uma pequena feira de quadrinhos e publicações independentes.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ser Autor - A vida acontece 1

Acho que uma das possibilidades de ter a coluna Ser Autor aqui no Blog'n'Roll é justamente a de compartilhar certas coisas mais voltadas à "vida real" do profissional em questão, não focando totalmente nas questões "mais técnicas". Enfim, isso envolve alguns momentos de desabafo, de papo reto e de filosofadas.

Acontece que a proposta do Ser Autor era, inicialmente, ser um canal no YouTube. Era, também, ter um site só para esse conteúdo, dissociado do meu Blog pessoal. Ainda seria eu a fazer esse conteúdo, mas não com os mesmos perfis. Aí acontece que a vida acontece. Os planos estão todos de pé. Ainda realmente quero fazer tudo isso ser uma realidade. Mas a vida, cara.

Eis que estou escrevendo esse post (era pra ser curto, mas já estou vendo que tenho dificuldade em  me conter) após uma rodada de pesquisa, conversas e informações sobre a viagem que eu e a Monica faremos na semana que vem. Eu sou do tipo que gosta de planejamento, de saber o que fazer e onde fazer pra evitar ficar perdido. Eu já me perdi muito por não saber o que fazer, jovens. E como estamos indo pra países nunca antes visitados (por nós, claro) e cujos idiomas são grande incógnitas (nosso inglês praticamente fluente pode não ser muito útil), eu fico preocupado em resolver tudo com os detalhes entendidos.

Ao mesmo tempo, confio nas confluências doidas do Universo e na nossa habilidade de adaptação e jogo de cintura, além da aliada mais poderosa que temos no bolso: a internet. De qualquer forma, informação é poder e se organizar é chave pra não deixar aquela ansiedade tomar conta no antes, e a tensão tomar conta no durante.

Eu não sofro de ansiedade como uma patologia, não como vejo em muitas pessoas. Não me paralisa, não me aterroriza. Mas sim, sou ansioso, sou cauteloso, sou indeciso. Fico receoso de fazer as coisas sem saber direito como elas funcionam, como proceder.

No trabalho como autor, ilustrador, professor, todos eles, eu também sinto isso. E aí em a constatação de que quanto mais tempo você está atuante naquilo, mais fluente é, mais desenvolto. Menores são os desafios porque você já passou tantas vezes pelos mesmos processos, que eles vão se tornando instinto. Desenhar é assim, acredite em mim. Você pena no começo pra conseguir fazer aquele rostinho genérico previsível a la Andrew Loomis, e 20 anos depois, desenha como se tivesse caminhando: vira algo intrínseco e natural. Os desafios são outros. E eles, também, serão transformados em novas habilidades e soluções instintivas e "fáceis". Desde que, claro, você passe pelo período de imersão, compreensão, experiência, erros e acertos, ajustes, etc.

Abri esse post para por um pouco da minha ansiedade com a viagem pra fora, e acabou tendo até uma filosofada sobre desenhar como instinto, algo que quero elaborar mais pra frente. Falando nisso, devo admitir que essa coluna deveria ser semanal. Ou mesmo mais frequente que isso: há conteúdo, há vontade. Mas, sabe, essa coisa de planejar e lidar com a antecipação, misturada a todos os planos de curto, médio e longo prazo que tenho (não só pra 2019, diga-se de passagem), fazem com que escolhas tenham que ser feitas: o que eu vou fazer primeiro, o que eu vou fazer hoje, o que eu vou fazer mês que vem?

Prioridades. Organização. Execução.

Eu me sinto meio perdido em torno dessas coisas atualmente, por mais que tente organizar tudo. Pensando sobre, chego à conclusão de que essa viagem, essa grande e incrível viagem que faremos, me deixa antecipando, ansioso a ponto de não conseguir me organizar direito em outras coisas. Atualmente, aulas, Monstruário Vol.2, eventos e eventuais freelas são a prioridade. A viagem também tem que ser. Então, a coluna, o canal, o site e etc., ficam um pouco de lado. Estou tentando fazer um pouco de tudo, mas ainda meu cronograma não consegue contemplar, de forma fixa e organizada, todas essas coisas. Acrescente aí a temporada doida que esse nosso país;mundo está vivendo nos últimos anos, que me faz questionar a validade do empenho em produzir tudo isso frente ao que está por vir e ao que já está acontecendo no nosso mundinho... (opa, parar de pensar nisso, esquivar desse redemoinho).

Eu não queria começar um canal de Youtube filmando falas em vídeos improvisados. Não que eu veja isso como um problema, aliás, acompanho muitos canais que são assim e gosto. Mas se eu quero fazer, vou fazer bem feito, e pra isso eu preciso de um roteirinho, de uma luz boa, de um microfone, de tempo e espaço pra poder organizar esse "cenário" e tudo mais que produzir um vídeo envolve. Preciso de tempo e ideias pra montar um site dedicado a esse projeto.

E no meio de tudo, a viagem, as outras tarefas e prioridades. Esse texto inteiro pra dizer (pra vocês, mas acho que mais pra mim mesmo) que até eu voltar do Japão vai ser difícil estabelecer uma rotina de textos e/ou vídeos pro Ser Autor. Mas não esquentem, eu volto logo. E a viagem vai ser incrível. E vai dar tudo certo. E vai ser melhor dessa forma.

Agora, um abraço pra vocês, pois já estou atrasado pra cortar essa juba que chamo de cabelo e barba. Obrigado por lerem e por me acompanharem.
Mantenham-se curiosos, atentos, famintos.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Evento - Caneco Comics


Hoje vai rolar um bate-papo descontraído regado a um chope artesanal de primeira no Caneco Brew Pub comigo, Digo Freitas (autor de Tinta Fresca e Minha vida de cão), Daniel Sousa (autor de Entrespaço e O Bar do Pântano) e Felipe Tazzo (coautor do Bar com o Daniel)!

Vamos levar nossos mais recentes quadrinhos, também. Estarão à venda e temos maquina de cartão, hehe. É um formato interessante que o Caneco (e nós, também) queremos testar. Quem sabe não criamos um evento mensal nesse formato, com autores de Campinas, região e até de fora? Eu achoque Campinas precisa, e você?

O Caneco Brew Pub fica em Barão Geraldo, na Avenida Atílio Martini, 222.
Acompanhe os eventos do bar no Facebook e siga também no Instagram.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Várias Entrevistas!

Oi, pessoal! Todos bem?
Esse mês de setembro está sendo super intenso, com vários eventos. E, no meio de tudo isso, consegui ainda gravar algumas entrevistas. Reuni todas aqui por enquanto. Sigam os canais que as postaram pois os conteúdos são muito bacanas e o pessoal merece a força!

Durante os eventos da Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural, gravei um divertido vídeo pro José Zinerman, um cara incrível que é precursor de todas as formas de mídias alternativas que você imaginar. Ele fazia podcast antes da internet, gravando o conteúdo dos seus zines em fitas K7 pro pessoal ouvir em walkman, coisa que estava começando a aflorar na época. Depois, em vídeos e VHS, e mais tarde na internet, ele sempre esteve pioneiro. Vale conferir o trabalho dele no Facebook.

Também durante minha estadia em São Paulo, fui até o charmoso Dona Marmitinha pra conversar com os caras do Intervalo pro Café! O papo foi longe, e a maior parte dele está no vídeo do canal do YouTube, e algumas perguntas extras foram pros posts do Instagram deles.


 E também tirei um tempinho aqui no estúdio para gravar um vídeo muito especial. A convite da professora Janaína, respondi as perguntas dos alunos do sexto ano, que estava na época de estudar HQs! As perguntas eram muito bacanas e foi um baita prazer participar desse projeto. A professora Janaína postou o vídeo, na íntegra, em seu canal do YouTube. Em breve, também vou subir o vídeo no meu canal.



Agradeço demais a todos pelo espaço para falar do meu trabalho e arte, pelo interesse e pela simpatia!


quinta-feira, 19 de abril de 2018

Podcast Strippers - O começo e o fim de Terapia

Terapia, webcomic produzida por mim, Rob Gordon e Marina Kurcis, chegou ao fim no último dia 28 de março, após 7 anos de história. Foi uma jornada poderosa e de grande crescimento pessoal e artístico para nós três.

E, para comemorar e relembrar nossa trajetória, o Podcast Strippers, comandado pelo amigo e quadrinista Digo Freitas, lançou um episódio espacial entrevistando a gente, com direito a revelações, curiosidades, desabafos e várias histórias sobre nosso trabalho juntos.


Acesse o site do Strippers, ou busque pelo podcast no iTunes ou no seu agregador de podcasts favorito, e não esqueça de dar uma nota boa pra ele, porque o trabalho que o Digo vem fazendo nas entrevistas é muito bom e merece destaque. Neste link, você acessa a página do Stripper no Facebook. Você pode, inclusive, se tornar um apoiador recorrente do Strippers, descubra como no link abaixo:


É com grande honra que falamos de Terapia para um podcast tão bacana quanto o Strippers, e esperamos que todos curtam! E, para quem não conhecia Terapia ainda, é só acessar nosso site e ler a HQ na íntegra! 

sexta-feira, 23 de março de 2018

Evento - Monstruário no Colégio Rio Branco

No último dia 6, eu e o Lucas Oda estivemos no Colégio Rio Branco, em Campinas, para conversar com os alunos sobre a produção e os conceitos de Monstruário. 

Foi uma conversa muito bacana! Falei bastante sobre meu processo criativo, das planilhas e disciplina ao casamento da cor com o traço, até o projeto gráfico final. Lucas falou sobre o universo ficcional, a construção dos personagens, ambientes e, claro, dos monstros. Os alunos fizeram várias perguntas, o que é sempre bom pra desmistificar essa coisa do "autor inatingível", hehe. 

Fica aqui meu agradecimento pelo convite do colégio, pela recepção amigável e pela presença e interesse dos alunos. 

O Blog do Colégio publicou uma matéria com depoimentos dos autores e mais algumas fotos (de onde tirei as fotos deste post). Leia aqui neste link.










Para adquirir um exemplar de Monstruário, você pode acessar minha Loja Online, a loja da Marsupial ou até pela Amazon!

segunda-feira, 19 de março de 2018

Evento - Palestra na Unicamp


Essa semana tem o evento Avesso do Avesso no IEL da Unicamp!
Eu, Lucas Oda (roteirista de Monstruário) e Beatriz Linhares (aka Didi Mamushka, autora de Enxerto, Princesa Passarinho, A Semente Rebelde, entre outros) estaremos numa conversa sobre como é trabalhar com Quadrinhos.
Será na quarta-feira, dia 22 de março, às 17h30. Vamos fazer uma mini-sessão de autógrafo com venda dos nossos livros logo após.
Não precisa de inscrição.
Espero vê-los por lá! Ajudem a divulgar!



Release do evento: [2ª edição - Avesso do Avesso: as faces inexploradas dos estudos literários]

se 1 é bom, 2 é bom demais

VEM AÍ A SEGUNDA EDIÇÃO

Avesso do Avesso 2, minha gente!

Pra quem gostou tanto do primeiro que sonhou com um segundo.
E pra quem não pôde curtir o primeiro, mas também sonhou com um segundo. A chance é agora!

O que teremos: roteiro para jogos, desenvolvimento de personagens (escrita criativa), publicação editorial, HQ's, conservação e restauração, e Literatura em mídias digitais.

As atividades estão repletas de profissionais competentes e incríveis.
Vale ressaltar, as mesas de discussão são formadas por alunos(as) e ex alunos(as) do IEL e do IA, convidados especiais para compartilhar experiência conosco.

A programação completa vocês encontram nas imagens.

Inscrições através do forms: https://goo.gl/forms/DdDnkqnZhD3FLKOi2

Qualquer dúvida, nos procurem!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Eventos - Banca de Quadrinistas - Itaú Cultural

Na próxima quarta, 20 de julho,m participarei do Banca de Quadrinistas, um evento de autores organizado pelo Itaú Cultural, juntamente à Ocupação Glauco e debates. Terei meus livros e prints, e claro, muita conversa boa.

Release:
Os dias 20 e 27 de julho no Itaú Cultural serão dias de feira: das 14h30 às 19h30, o instituto realiza a Banca de Quadrinistas, um espaço em que o público descobre novas publicações em contato direto com artistas, coletivos, selos ou instituições relacionadas às HQs. Serão 15 expositores em cada dia – cinco convidados e dez escolhidos por meio de uma seleção aberta. Para visitar, não será preciso retirar ingresso. O evento é uma programação paralela da Ocupação Glauco.
Alguns quadrinistas que participam de outros eventos do instituto já são nomes confirmados entre os expositores convidados: os debatedores do ciclo Caminhos da HQ – outra atividade paralela à Ocupação Glauco – Marcatti, Carol Rossetti, Klebs Junior (Instituto dos Quadrinhos), Daniel Esteves (Zapata Edições) e Marcelo D’Salete (editora Veneta); além de Gus Morais, que oferece a oficina Brincando de Montar Quadrinhos no Fim de Semana em Família nos dias 9 e 10 de julho




AUTORES SELECIONADOS:20/7: 
Balão EditorialCarlos Henrique GuabirasFlávio LuizGilmar MachadoGiulia Bettini CalistroMarcio R. GotlandMariana Aiex JorgeMario CauRenata RinaldiTalessa KuguimiyaUgra Press

27/7:Allan AlbuquerqueBruno Soares Freire de CarvalhoCristina Eiko YamamotoEditora Gato Preto/Selo GarabatoFlavio Francisco Soares BrandãoGermana VianaLuciana ForaciepeMário César dos Santos OliveiraRenato Machado GonçalvesRodrigo Motta/Motta Press

BANCA DE QUADRINISTAS

Quartas 20 27 de julho
Das 14h30 às 19h30

ITAÚ CULTURAL:
Sala Multiúso (piso 2)
Avenida Paulista 149 
São Paulo SP 01311 000 
[Estação Brigadeiro do metrô]
fone 11 2168 1777 fax 11 2168 1775
Entrada gratuita


terça-feira, 30 de junho de 2015

Entrevista - Terapia no Garotas Geeks

O site Garotas Geeks já havia publicado uma resenha super bacana do nosso livro, Terapia Vol. I (relembre aqui). Agora é a hora de conversar com os autores (eu, Rob Gordon e Marina Kurcis), numa entrevista também muito legal.






Confira a entrevista neste link e aproveite para curtir a página das GGs no Facebook.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Eventos - Santos Comic Expo

No próximo sábado, 22 de novembro, estarei na Santos Comic Expo.



Vai ser um grande vento, cheio de artistas e exposições, com uma programação muito bacana, que você confere neste link.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como foi - Autógrafos na Comic House

...E então, me apaixonei por João Pessoa.

Estive na capital da Paraíba entre os dias 24 e 27, e participei de uma divertida sessão de autógrafos na loja Comic House, o melhor ponto de encontro e referência de quadrinhos do estado!



Autografei, na noite do dia 25 de outubro, com o grande Marcelo D'salete, autor de Cumbe e Noite Luz, um cara espetacular, gente finíssima. Além, claro, de um excelente quadrinista. Foi uma honra dividir a mesa de autógrafos (e a do café da manhã, e a da pizzaria) com ele.



Não posso deixar de agradecer de coração ao Manassés Filho, dono da Comic House, pelo convite. Não só por isso. Isso foi o de menos! Manassés é um cara sem igual! Dono de um sorriso fácil, piadas divertidas, que leva a hospitalidade e cordialidade do povo paraibano a um novo extremo. Nossas conversas, que foram das HQs aos segredos do Catarse e da vida, foram ótimas. Eu e a Monica nos sentimos muito bem recebidos!

Estendo os obrigados ao Audaci Júnior, jornalista e crítico de HQs, pelas ótimas conversas e pelo passeio à maravilhosa praia de Coqueirinho, com o Francisco. E agradeço também pela matéria, que ficou ótima. Você pode ler aqui, no site do Jornal da Paraíba Falando em matéria, saiu uma outra pelo André Luiz Maia, no Correio da Paraíba.(não achei o link).

Outro agradecimento vai a todo mundo que apareceu no lançamento, e nos outros dias por lá, e que tornaram o lançamento tão especial! Inclusive os colegas quadrinistas Igor Tadeu e Gabriel Jardim, cujos trabalhos são muito bacanas também!

A cidade, pelo que pudemos ver, é muito legal, e as praias são lindas... Sorte que deu tempo de passear um pouco e conhecer mais. Esperamos poder voltar em breve!

Obrigado, João Pessoa! Foi bom demais!



Vídeos - FLIQ Natal

O colega Joseniz Guimarães postou alguns vídeos e fotos da minha participação na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal!

Confira:














Obrigado, Joseniz!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Evento - Campinas Anime Fest

Neste domingo próximo estarei em mais uma edição do Campinas Anime Fest, como parte da programação do Comic Fest. Além de mim, vários outros grandes parceirosquadrinistas estarão presentes, vaiser uma baita festa.

Participo de três bate-papos. Veja a programação:

13h15~14h15 - Palestra HQ MadBox - Rafael de Latorre (www.facebook.com/hqmadbox)

14h30~15h30 - Palestra Pandora - Mario Cau, alunos e ex-alunosda Pandora (http://www.pandora.art.br/)

15h45~16h45 - Produção Independente: Fábio Coala (http://mentirinhas.com.br/), Mario Cau(http://www.mariocau.com/), Vencys Lao (http://www.behance.net/vencyslao), Digo Freitas (http://digofreitas.com/).

17h00~18h00 - Web Comics: Fábio Coala, Mario Cau, Rafael Marçal (http://profeticos.net/), Pedro Leite (http://www.pedroleite.com.br/)

18h00 - Encerramento


E também vai ter promoção para todos que comprarem HQs com a gente. Comprando R$ 10 com qualquer autor, você concorre a um mega pacotão com vários títulos. É moleza demais! 


Terei minhas HQs, Artbook Terapia, prints e sketchcards. Não perca!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Palestra - CampJam 2014

Nesta sexta, às 17h30, vou palestra na Camp Jam, evento de Games e Artes na FEEC - Unicamp, organizado pelo GAMUX. 

O tema vai ser "Expressividade na arte digital".



A Campjam é uma grande reunião de estudantes, aspirantes e profissionais do setor de entretenimento com foco em jogos, que buscam aumentar sua rede de relacionamentos, conhecer e trocar experiências e técnicas de produção, além de dedicarem-se ao desenvolvimento de um novo título em 48h consecutivas.



terça-feira, 8 de abril de 2014

Evento: Bate-papo na Livraria da Vila em Campinas

Pessoal, neste final de semana vai rolar um evento bacana na Livraria da Vila, no Shopping Galeria em Campinas.

Toda a seção de Quadrinhos estará com 20% de desconto! Além disso, a loja promove encontro com autores e bate-papos sobre HQs, mercado editorial e exibição do documentário Documentário "Desvendando Angelo Agostini", do Bira Dantas!



Veja a programação:

sexta, 11/04
Abertura do evento: Caio Yo, Vencys Lao, Mario Cau e Herbert Berbert conversam sobre mercado editorial, independente e webcomics.

O mestre Paulo Branco desenha convidados e/ou plateia.


Sábado, 12/04

Exibição do documentário Desvendando Angelo Agostini (35min) Bira Dantas e Artie Oliveira.

Depois bate papo entre Bira Dantas, Mario Cau, João Antônio, Artie Oliveira e possivelmente Djota Carvalho sobre processo criativo.

Fabiano Carriero fará os desenhos nessa noite.


O evento começa às 19h e acontece no auditório dentro da Livraria com capacidade para 77 pessoas.

Estarei lá, portanto, nos dois dias. :)


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Gibiteca de Santos

Neste sábado, dia 15/02, estarei na Gibiteca de Santos!

Eu e os amigos Vencys Lao (Dia do Porko) e Digo Freitas (Esboçais, O Pedreiro, Disco) vamos fazer um bate-papo com os leitores sobre a publicação de HQs independentes, na internet e o contraponto disso com o mercado editorial. Depois, uma sessão de autógrafos com nosso trabalhos.

Para esse evento, levarei Pieces, Southern Grace, Burocratia e Dom Casmurro, além de alguns títulos do Petisco. Não terei Terapia dessa vez.

Começa às 17h30!
A Gibiteca fica no Posto 5 (orla do Boqueirão, em frente à Rua Oswaldo Cruz). O telefone para mais informações é (13) 3288-1300. Gratuito.




Segue o release do evento:

Mario Cau traz "Dom Casmurro" para a Gibiteca de Santos (15/02 - 17h30)

A Gibiteca Marcel Rodrigues Paes realiza lançamento e debate com HQS independentes e autores festejados em 2013, neste sábado (15) a partir das 17h30. Um dos convidados é Mario Cau que vai apresentar a sua adaptação de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para as histórias em quadrinhos.
.
Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, adaptada por Felipe Greco, que ficou responsável pelo roteiro, e Mario Cau, que cuidou da arte. A obra foi uma das selecionadas em 2011 pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado de São Paulo.
.
Reinvenção na forma de histórias em quadrinhos da obra máxima de Machado de Assis, a obra reconta a história de Capitu e Bentinho usando o ritmo e os artifícios das HQs, de modo cativante e até mesmo sedutor. Cada fragmento de diálogo ou narração é potencializado pela força das expressões das personagens e mais ainda pelo tom noir das cenas belíssimas, como as do enterro de Escobar e, sobretudo, a da decisão de Bentinho entre suicidar-se ou dar o café envenenado ao filho, Ezequiel.
.
Mario Cau - Quadrinista e ilustrador, desenhista compulsivo e multi-tarefa. Publica HQ desde 2007, entre trabalhos independentes, com editoras, na web, no Brasil e exterior. Entre seus trabalhos destacam-se a série autoral Pieces; a adaptação de Dom Casmurro, vencedora de dois Prêmios Jabuti; a série Terapia, vencedora de um Troféu HQMIX como Melhor Webcomic; e sua participação em MSP+50, Mônica(s), Ícones dos Quadrinhos e Café Espacial. Atua também como ilustrador e professor.www.mariocau.com.
.
A Gibiteca fica no Posto 5 (orla do Boqueirão, em frente à Rua Oswaldo Cruz). O telefone para mais informações é (13) 3288-1300. Gratuito.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Repost - Hangout

Na última quinta, dia 30/01, particpei de um Hngout com os amigos quadrinistas Fábio Coala e Wesley Samp, no canal do Daniel HDR.

Se você perdeu, segue aqui o link e o vídeo! Se tiver perguntas, pode fazê-las na seção de comentários do vídeo. Respondemos algumas, e vou entrar lá algumas vezes para ver se respondo mais.



E, se não lembra, eu fiquei de divulgar o nome do meu próximo projeto nesse bate-papo, e lá está. Meu próximo projeto é uma graphic novel chamada MORPHINE. Aguarde pra muito em breve mais informações!


Grande abraço ao Wes, ao Coala e especialmente ao Daniel, pelo convite!